Na madrugada de sábado tive uma feliz surpresa no Cine Odeon. Ver André Jung, Arnaldo Antunes, Ciro Pessoa, Nando Reis, Marcelo Fromer, Paulo Miklos, Tony Belloto, Branco Mello, Sérgio Britto e Charles Gavin sem frescura e enrolação! Uma das maiores bandas brasileiras de Rock está em evidencia no documentário de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa é divertido e mostra os diferentes momentos dos músicos em suas vidas.
É um verdadeiro vai-e-vem temporal, uma mistura de vídeos caseiros, depoimentos e conversas no meio da estrada relembrando o passado, intercalados com blocos de programas populares de auditório, como Raul Gil, Silvio Santos, Gugu Liberato, e até mesmo com as apresentações das mais simples até a histórica do Rock In Rio II.
É um verdadeiro vai-e-vem temporal, uma mistura de vídeos caseiros, depoimentos e conversas no meio da estrada relembrando o passado, intercalados com blocos de programas populares de auditório, como Raul Gil, Silvio Santos, Gugu Liberato, e até mesmo com as apresentações das mais simples até a histórica do Rock In Rio II.
O próprio Branco Mello era quem gravava os momentos mais insanos da banda com sua câmera vhs. Os destaques do filme são certamente quando há todo o processo de composição, a discussão sobre música, imposição de diferentes idéias no conceito de criação musical, as brincadeiras, bebedeiras e até mostram sem pudor, mas nada escancarado, os integrantes sob o efeito de alucinógenos – Fiquem atentos a Arnaldo Antunes que rouba a cena quase todas as vezes. Há também a participação de amigos músicos como Paula Toller e Herbert Vianna nos longinquos e áureos anos 80 em pura diversão e trabalho.
Mesmo se tratando de um assunto sério, há um leve tom sarcástico quando explicado a saída de André Jung substituído pelo baterista Charles Gavin, pelo primeiro não se adequar ao estilo certo. Mostra a passagem do Acústivo Mtv, em 1997, com a presença de artistas Jimmy Clif, Marisa Monte... Mas nem só de risadas e música norteia o documentário. Há um espaço sempre ao tom irreverente, mas que cessa quando mostrado o último ensaio da banda com o finado membro Marcelo Fromer, e logo depois o depoimento para a imprensa e público.
Não ficam de fora a saída aos poucos de outros integrantes como a de Arnaldo e consequentemente um pouco da mudança do estilo de música para um mais pesado, tanto nos vocais quanto na sonoridade com o álbum Titanomaquia produzida por Jack Endino – o mesmo produtor da banda Nirvana. A última saída fora de Nando Reis que resolve caminhar com as próprias pernas e os integrantes fazem questão de deixar claro que se trata de um novo momento na vida de Reis que não está compatível com a do Titãs.
Se curte o bom e velho Rock 'n' Roll, não deixe de assitir, e durante o filme cante os sucessos como Sonífera Ilha, Televisão, Cabeça de Dinossauro, Domingo, Epitáfio, A Melhor Banda de Todos Os Tempos Da Última Semana, e por ai vai.
Oi Efraim, fizemos algumas aulas juntos na Estácio, lembra?? Parabéns seu blog está muito bom! Será que você gostaria de trocar links comigo. Meus blogs atuais são: www.revistaolhares.blogspot.com e www.pensamentosnarede.blogspot.com.
Acho que vc consegue me enviar mails direto por eles.