80ª Cerimônia de Entrega do Oscar
Apesar dos percalços como a greve de roteiristas e a possível greve dos atores de Hollywood, seguiu no dia 24 de fevereiro, mesmo com muita chuva, a octogésima cerimônia de entrega do Oscar transmitido na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou Academy Awards como chamam os norte-americanos.

Apresentada pelo humorista Jon Stewart, a entrega do prêmio mais importante da indústria cinematográfica foi recheada de bons indicados e muita irreverência. Um um jabazinho aqui e acolá para iPhone e Nintendo Wii, piadas sobre os concorrentes, personagens dos filmes, política, guerra do Iraque e sexo. Estaria a América mais flexível ao humor negro voltado para política e seus tabus culturais? Verdade seja dita... Parece que sim para Jon Stewart. Durante uma entrega e outra um compacto com o melhor dos 80 anos de história do evento, mais específicamente os ganhadores de Melhor Filme. Prato cheio para os cinéfilos.

Segue agora os prêmios de maior destaque:

Melhor animação: Ratatouile. Na direção Brad Bird;


Melhor ator coadjuvante: Javier Barden no filme Onde Os Fracos Não Têm Vez;


Melhor atriz coadjuvante: Tilda Swinton por Conduta de Risco;


Melhor atriz: Marion Cottilard por Piaf – Um Hino Ao Amor;


Melhor Filme Estrangeiro: Foi a película australiana The Counterfeiters. Infelizmente apesar da coqueluche Tropa de Elite de José Padilha, os brasileiros ficaram de fora desta premiação e não se tornou um oscarizável talvez por não ser válido exportar uma imagem estereotipada, suja, crua e violenta do Brasil. Contudo, fomos merecedores do Urso de Ouro, prêmio máximo do Festival de Berlin. E tão pouco foi indicado O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, dirigido por Cão Hamburguer, uma história sobre a ditadura militar brasileira aos olhos de um garoto.


Melhor Fotografia: É de Robert Elswit por Sangue Negro;


Melhor Documentário: Taxi to The Dark Side entregue para Alex Gibney e Eva Orney;


Melhor Roteiro Original: Como já se esperava por muitos vai para Juno. A responsável pela história é a ex-stripper Diablo Cody.

Melhor Direção: Introduzida pelo ganhador de 2007 por Os Infiltrados, Martin Scorsese, que entrega a estatueta de ouro a Joel Coen e Ethan Coen, responsáveis pelo violento Onde Os Fracos Não Têm Vez. Uma curiosidade quanto a esta premiação é que foi a primeira vez que uma dupla ganha um Oscar nesta categoria.



Melhor Ator: Segue para Daniel Day-Lewis e seu personagem que desperta emoções e admiração como Daniel Plainview em Sangue Negro;

Melhor Filme: Um dos prêmios mais agraciados e esperados do ano vai para Onde Os Fracos Não Têm Vez. Mal saíram os irmãos Cohen depois da entrega de Melhor Direção e retornaram imediatamente por esta categoria.

Com não muita surpresa, o grande vencedor mesmo da noite como se especulava foi Onde Os Fracos Não Têm Vez por ter ganhado quatro estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante!

O Ultimato Borne levou três por categorias técnicas: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Já Efeitos Especiais, quem levou foi A Bússola de Ouro.

Durante aproximadamente quatro horas, os melhores participaram do maior evento cinematográfico do mundo e em comparação há anos anteriores de entrega, este foi o que pareceu ser menos ‘político’. Uma boa noite para reverenciar o cinema e todos os envolvidos nesta.
3 Responses
  1. Oi, tudo bem? Só passei por aqui, primeiro: porque sabia que você iria falar sobre a cerimônida do Oscar (jornalista que é jornalista não perde uma, né?) e em segundo: para dizer que adorei o seu texto; leve, de extremo bom gosto e contando curiosadades da cerimônia.
    Só acho que faltou à reportagem citar o grande número de prêmios recebidos pelos europeus, algo que não é muuito comum na Academia amercicana de cinema.
    Mas no todo, está ótimo. Parabéns! Continue assim! Beijos


  2. Efra... ficou show o seu texto
    Falar isso já tá até virando 'lugar comum'
    Depois passa lá no meu blog
    http://gospelnodiva.blogspot.com
    Tem novidade lá e quero sua opinião


  3. Anônimo Says:

    bom comeco